top of page

A Força da musica negra latino americana

  • thg
  • 10 de jan. de 2016
  • 6 min de leitura

O Reggae

surgiu da fusão do blues, do calypso e do soul na década de 60. Bob marley, o rei do reggae foi que primeiro divulgou esse tipo de musica fora da Jamaica, começando pela Europa e depois E.U.A Alem do ritmo contagiante, o sucesso mundial do reggae foi ajudado pelo idioma inglês. Os Wailer e Bob marley compunham e cantavam nessa língua. Quando os Wailers tornaram-se conhecidos nos E.U. A Bob Marley ja tinha deixado para trás sua origem de imigrante jamaicano que chegou a tentar a sorte como metalúrgico da Chrysler. Ele acabou se decepcionando com a sociedade americana, voltou a Jamaica e aproximou-se dos rastafari, adeptos de uma curiosa religião neo-israelita fundada na década de 20, no Harlem. Os membros se dizem judeus exilados, defendem a volta a Etiópia, no Zion - a terra prometida e eram todos negros e, cultuam o ex-presidente etíope, (Haile selassie) morto em 1976 como herdeiro direto do rei Salomão e da Rainha de saba. Os rastas usam cabelos longos, são vegetarianos, detestam álcool, cultivam a meditação e o consumo de maconha. E seu Deus e chamado de Jah. Bob Marley tornou-se divulgador da religião no mundo e era simpático ao socialismo, tanto que em 1976 valeu-lhe um atentado a bala. Bob Marley morreu de câncer no cérebro em 1981.

O Reggae em Londres

Os jovens londrinos da classe operaria começaram a se identificar com esse ritmo antilhano( mistura de calipso, rhythm and bluesa, funk e soul) e a situação de miséria da população do terceiro mundo. Com a musica vinha uma ideologia carismática(rastafarismo), um comportamento rebelde e anti imperialista que se expressava a partir da alimentação vegetariana, roupas coloridas e exóticas, ganja(maconha) e cabelos com longas tranças. O rastafarismo tinha por objetivo revitalizar as formas de vida africanas e naturais entre os negros jamaicanos e de todo o mundo. Acreditava que a raça negra passou por todo o sofrimento da dominação colonial do homem branco devido varias coisas, pois os negros se afastaram do modo sagrado de vida ensinado na Bíblia, cultuando mais de um Deus. Dai a punição de Jah(Deus dos rastas), que tornou os negros pobres e oprimidos ate que estes redescubram e aceitem a divindade de jah e seu próprio potencial para serem criaturas humanas honestas, através de uma vida correta. Os rastafarianos veem a civilizacao do homem branco (Babilônia) e seus instrumentos de poder (burocracia, partidos, igrejas etc) como algo criado para impedir um modo natural de vida, permitindo a maldade e oprimindo o sagrado. Tal critica pode ser constatada na letra da canção de Bob Marley, Babylon System(1979). ... Nos nos recusamos a ser O que voce queria que nos fôssemos. Somos o que somos, E assim que vai ser você não pode me educar. Babylon system e o vampiro Sugando as crianças dia após dia. Babilónia e o vampiro Sugando o sangue dos sofredores, Construindo igrejas e universidades iludindo continuamente o povo. Eu digo que elas formam ladrões e assassinos-atenção, agora, Sugando o sangue dos sofredores...

Apesar do castigo de Jah, os rastas acreditam ser o povo eleito que dominara a terra antes do final do século. Para isso, sua principal arma e a musica. No Brasil, o reggae passou a ter forca a partir de 1978, com as versões e composições de Gilberto Gil, Morais Moreira, Luiz Melodia e outros. Mas foi na Inglaterra que essa energia revolucionaria e cativante do reggae acabou influenciando grande parte da juventude, determinando, de certa forma, uma volta as raízes africanas do rock.

Falando um pouco sobre a vida de Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, numa pequena localidade do norte da Jamaica, chamada Nine Mile, e viria a se tornar um dos maiores mitos musicais do século passado. O nome de sua mãe era Cedella Booker, africana que vivia na Jamaica. Seu pai, Norval Marley, era um capitão do exército britânico. No final dos anos 50, Robert e sua mãe mudaram-se para Kingston, capital daquele país. Era a cidade à qual os habitantes das zonas rurais se dirigiam a fim de obter melhores condições de vida, e, como acontecia à maioria das famílias rurais, seu destino foi um bairro miserável. A religião Rastafári teve grande influência na vida de Bob Marley, mistura de profecias bíblicas, filosofia naturista e nacionalismo negro.

. Ele é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.Com sua música, suas idéias e seu baseado, ele espalhou pelo mundo a filosofia Rastafari.A Jamaica saiu do anonimato e começou a aparecer para as pessoas do "mundo civilizado".

Em 1930, Ras Tafari Makkonen foi coroado imperador da Etiópia e, assim, passou a chamar-se Hailè Selassiè. Segundo uma velha profecia, este rei libertaria a raça negra do domínio branco. Muitos jamaicanos que acreditavam na profecia o elegeram como representante de sua nova religião. HAILÉ SELASSIÉ ("O Poder da Trindade") nasceu sob o signo de Leão, em 23 de julho de 1892, com o nome de Tafari Makonnen e posteriormente foi conhecido como Ras Tafari. Regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador daquele país africano de 1930 a 1974, era herdeiro de uma dinastia cujas origens remontam historicamente ao século XIII e, tradicionalmente, até o Rei Salomão e a Rainha de Sabá.

Foi neste ambiente que Bob Marley conheceu Neville O’Riley Livingstone (Bunny) e Peter McIntosh. Começaram a tocar juntos, influenciados pela música de Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton e Curtis Mayfield. Em 1963, formaram um grupo chamado “Wailing Wailers”, lançando uma música que chegaria ao topo das paradas jamaicanas. Marley tornou-se um dos primeiros a escrever sobre jovens delinqüentes do gueto de Kingston.

Em 1966, Marley casou-se com Rita Anderson e foi viver com sua mãe, a esta altura casada novamente e morando nos Estados Unidos, durante alguns meses. De volta à Jamaica, a crença na religião Rastafári havia crescido e isso estava refletido em suas canções. Com seus amigos, Peter e Bunny, criam um novo grupo chamado “The Wailers”.

No início dos anos 70, o grupo de Marley começou a trabalhar com um produtor chamado Lee Perry, que revolucionou seu trabalho, obtendo como resultado algumas de suas maiores obras como “Soul Rebel”, “Small Axe”, “400 Years”, etc. Em 1972, o “The wailers” grava seu primeiro álbum, “Catch a Fire”, que obteve grande sucesso e o levou a realizar um giro pela Inglaterra e USA. Em 1973, foi lançado seu novo disco, “Burning”, com novas versões de seus velhos temas. No ano de 1975, Bunny e Peter deixam o grupo para segurem carreiras solo. Estes são substituídos por Márcia Griffiths, mulher de Bob Marley, e Judy Mowatt. Esta nova formação passou a chamar-se “Bob Marley & The Wailers”. Em 1976, foi gravado o album “Rastaman Vibration”, que alcançou grande popularidade e foi considerado como o mais claro expoente das crenças de Bob.

No dia 5 de dezembro de 1976, Marley estava disposto a apresentar-se num show na Jamaica, a fim de reivindicar a paz e os direitos dos cidadãos de sua pátria, mas foi atacado por pessoas desconhecidas que atiraram nele sem o acertar. Depois deste atentado, Bob Marley mudou-se para a Flórida, multiplicando seus giros pela África, Europa e USA. No ano seguinte lançou o álbum “Exodus”, que obteve grande vendagem na Inglaterra. Em 1978, foi lançado um novo disco chamado “Kaya”, um novo sucesso com canções de amor e homenageando a “Cannabis sativa”. Após o lançamento do álbum “Babylon By Bus”, resultado de um giro pela América e pela Europa, Bob Marley visitou a África, fato que inspirou um novo álbum chamado “Survival” e que homenageava a África.

A Morte

Em 1980, Bob lança “Uprising”, cujo sucesso foi enorme e que acarretou em novo giro pela Europa, batendo todos os antigos recordes de público antes registrados. Após este giro, Bob Marley adoeceu gravemente, vítima de um câncer, causado por uma ferida sofrida poucos anos antes.Marley descobriu que tinha câncer. Teria que amputar alguns dedos do pé, mas se recusou porque era contra os princípios determinados pelo rastafarismo. Durante um concerto em Nova York, Bob passou mal, na manhã seguinte, em 21 de setembro de 1980, ele foi correr com Skilly Cole no Central Park. Bob entrou em colapso e foi levado para o hotel. Muitos dias depois foi constatado que ele tinha um tumor no cérebro. Os médicos chegaram a conclusão que ele teria no máximo um mês de vida.Três meses depois no dia 11 de maio de 1981, Bob Marley faleceu num hospital de Miami,O funeral de Bob Marley na Jamaica, no dia 23 de maio de 1981, pode ser comparado com um funeral de um rei. Depois das cerimônias públicas seu corpo foi transferido a sua cidade natal, onde descansa num mausoléu. Ao seu funeral compareceram o primeiro ministro e grandes personalidades do seu país.Bob Marley tinha 36 anos. Sua lenda ainda continua viva!!!

 
 
 

Comentários


Recent Posts

Follow Us

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Topo da Página

  • Facebook - White Circle

©2015 ElementEventos todos os direitos reservados

bottom of page